segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Sugestão de leitura: O chamado do cuco


 

Oi Pessoal,

Ademais as polêmicas e opiniões preconceituosas e retrogradas da autora J.K. Rowling, eu continuo achando sua escrita um grande talento e por ser muito fã de livros de mistério resolvi trazer a resenha da série de livros que ela escreveu com o pseudônimo de Robert Galbraith. O primeiro é intitulado O chamado do Cuco.

O mistério e a curiosidade de descobrir a verdade no final do livro sempre foram o gatilho para que eu iniciasse as histórias do Sherlock Holmes, mas não é só a solução, é todo o caminho que o personagem percorre para chegar a conclusão. E a série do Cormoran me conquistou, grande mérito da Robin no primeiro livro, mas ele também é legal.


Cormoran é um veterano de guerra que saiu do exercito apos um acidente que o fez perder parte da perna, ele então torna-se um detetive em Londres, mas os negócios não estão fáceis, principalmente porque os clientes muitas vezes se recusam a pagar quando o resultado da investigação não é o que eles esperam. Até que ele recebe a proposta de investigar a morte de Lula Laundry, uma famosa modelo, cuja morte é classificada como suicídio pela polícia e imprensa. Mas o irmão dela, John, decide procurar Cormoran, que era amigo de seu irmão que já faleceu, convicto que sua irmã foi assassinada por alguém e quer descobrir quem foi o mais rápido possível.


No mesmo dia ele conhece Robin, uma jovem do interior que se mudou para Londres para morar com o então namorado que acaba de pedir sua mão e que está procurando trabalho enquanto trabalha de secretária temporária, que é mais dedicada ao seu trabalho que as mulheres com quem Strike estava acostumado e tem de lidar com o término complicado com Charlotte, sua ex noiva vai e vem. Aos poucos, a dupla vai se adaptando ao jeito um do outro e Strike vê em Robin uma aptidão para a investigação e ambos começam investigar a vida de Lula e pessoas próximas à modelo, que por tabela, passam a ser consideradas suspeitas do crime.

O livro começa com um bom ritmo, mas no meio se enrola, e retoma a boa narrativa mais para o final. Alguns personagens eu esperava mais. Isso não diminui o quanto gostei da história, porque o desenrolar do mistério é brilhante. Robin e Strike tem um desenvolvimento bacana, eles tem química e, embora todo tempo tenha sido apenas uma relação de amizade, eu torci muito pelos dois, Matt é um chato.

Nota: (4/5)

2 comentários:

  1. Oi Lá,
    Ainda não li esse livro porque na época do lançamento, eu não estava num fase boa de suspenses, mas agora, acredita que super leria? Vi que consta no Unlimited, vou tentar programar a leitura para esse ano ainda! Super valeu a dica!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Eu super recomendo. A narrativa é bem lenta, mas vale muito a pena.
      Aproveita.
      Beijos

      Excluir