terça-feira, 13 de julho de 2021

A doida das plantas



 Oi Pessoal,

Ando sumida né? Perdão. Estava passando por problemas pessoais, que não cabem aqui agora, e tirei um tempo para mim. É verdade também que estou escrevendo tanto para o trabalho que quando chego em casa eu quero fazer tudo, menos escrever. 

Além disso, tem me faltado ideia, uma desolação terrível. Mas resolvi que preciso me reapresentar para vocês, tanta coisa mudou e tanta continua a mesma coisa. Eu agora tento me conectar com a natureza.

Para passar pelo luto eu venho me dedicando às plantinhas. O objetivo é encher o quarto com elas. Tinha um pé de morango e já tenho vários cactos e Espada-de-São-Jorge.

Vocês sabiam que existem espécies de plantas que são boas para melhorar o ar do seu cantinho e até evitar doenças?

Acabei matando meu morango, não sei como, mas os cactos vão bem.

Espada-de-São-Jorge

Minha mãe disse que seria uma boa ter uma espada-de-São-Jorge na minha mesinha do quarto. Descobri que é uma espécie de fácil trato, ou seja, não tenho que ter um dedo-verde para cuidar dela, só lembrar de por água.

No meu apartamento não bate sol na maior parte e nesse caso é a Espada-de-São-Jorge é ideal, pois já que não recebe luz solar direta, a planta se encaixa perfeitamente, o que pode ser o caso do seu quarto.

Espada-de-São-Jorge e Cacto Mickey


Outro ponto positivo é que, de acordo com a crença popular, essa plantinha protege contra as energias ruins, espero que assim ela melhore as energias e meu sono, mais um motivo para ter colocado ela no espaço zen.

Para ter essa planta basta procurar um espaço com iluminação indireta. As aguadas não devem ser muito frequentes, sendo uma vez a cada dez dias o suficiente.

Suculentas

São um charme né? Estamos espalhando pela casa toda. Além de encantadoras e com diversas formas, são fáceis de cuidar e se adaptam bem a diferentes ambientes. 

Há diversos tipos de suculentas, aqui em casa minha mãe fez mudinhas e arranjos vários estilos. É possível ter um vaso pequeno, com uma espécie mais delicada, ou um recipiente maior, com várias espécies, ou um aquário redondo quase como um terrário, convivendo em harmonia. 

Elas precisam de um local com iluminação indireta e regar uma vez a cada 10 ou 15 dias, aparentemente fácil, não pode colocar muita agua para não matar elas afogadas, essas plantas possuem uma reserva de água natural.

Babosa

Aqui em casa temos também a babosa, conhecida por aloe-vera, é uma das espécies mais adoradas graças a seus inúmeros benefícios terapêuticos. 

Suas folhas são grossas e firmes, repletas de um gel hidratante rico em vitaminas. Elas estavam no sol direto, mas ao mudar para um local com luz indireta, elas melhoraram e cresceram. 

Não é só a parte de dentro da babosa que é benéfica. A NASA diz que a babosa está entre as plantas que mais produzem oxigênio, ótima para ter no quarto.

É considerada uma planta de fácil trato e que precisa de muita luz solar. Por possuir um grande reservatório de água, você pode regar com intervalos espaçados, uma vez por semana, por exemplo. 

Hera

Essa é uma que ainda não consegui colocar no meu quarto, mas que é uma opção que adiciona um toque de charme em qualquer ambiente. 

Essa espécie é conhecida por suas folhas pequenas e estilosas, ideal para colocar em uma prateleira, em um caso onde as folhas caem de forma elegante. 

A hera decora e também traz benefícios na hora de dormir, ela produz bastante oxigênio e segundo o artigo da Tua Casa, "cultivá-la pode diminuir a incidência de mofo e, consequentemente, reduzir alergias e irritações".

O bom é que a espécie se dá bem tanto em locais ensolarados como naqueles com luz indireta. Para regar com moderação, de 10 à 15 dias de intervalo.

Cactos

Sou apaixonada por cactos e desde o BBB, quando me identifiquei com a Juliette, eu tenho tentado ter mais dessa espécie que é tão fácil de cuidar, é forte e dá até flor.

Derrubei o cacto que apelidei de Juliette e ele não resistiu, mas já temos vários outros e minha mãe fez até mudinha.

A vantagem do cacto no seu quarto, por exemplo, é que ele não rouba oxigênio, então vai ajudar a melhorar a respiração. Os meus são pequenos e coloco uma colher de sopa de água uma vez por semana.

Vocês gostam de plantas? Deixe nos comentários um hobby que você tem.




2 comentários:

  1. Oi Lah,
    Esse espaço tem que ser sua fuga, seu cantinho para recarregar as energias, escreva e poste quando tiver vontade e inspiração.
    Sobre as plantinhas... Eu gosto bastante, mas não tenho tanto tempo para me dedicar a elas, então aqui em casa quase não tem. Meus hobbys ficam sendo os livros e stremings mesmo, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      As vezes eu acho que só você lê aqui kkkk mas eu não ligo.
      Você tem razão, esse deve ser meu cantinho de fuga. Minha cabana.
      Beijos

      Excluir