sexta-feira, 16 de julho de 2021

A Língua portuguesa volta ao lar



Oi Pessoal, resolvi testar um formato novo de post. Estilo artigo, espero que gostem.

O poder das palavras é inegável. Lemos isso em vários lugares, sabemos disso meio que instantaneamente quando somos leitores ávidos. A palavra escrita pode virar arte, pode abri mundos e nos transportar. Por isso, quando o Museu da língua portuguesa pegou fogo há quase 6 anos, foi um choque.

Em 31 de Julho o museu reabre com a exposição Língua solta com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos anjos. A exposição vai mostrar a influencia da língua nas artes visuais, com artistas que usam letras, palavras e frases.

Segundo li no Estadão, o Museu se atualizou para o ano de 2021. Discussões que estavam só no inicio, sobre preconceito linguístico e xenofobia caminhava para o que temos hoje. Por isso, no 3º andar tem o espaço Falares, onde há diferentes sotaques sendo homenageados e sem transformar em algo exótico.

A exposição permanente também foi atualizada. Vocês já foram ao Museu da Língua Portuguesa? Ele não fala sobre gramatica e sintaxe, mas do âmbito social e antropológico. Tem uma espécie de árvore genealógica da língua e mostra as raízes das línguas.


Antes do incêndio o charme do museu era a exposição permanente, mas nessa nova fase a direção do museu pretende fazer mais exposições temporárias, o que é perfeito para quem mora em São Paulo, pois assim podemos repetir visitas e ver coisas diferentes.

Além das exposições, o museu ganhará um espaço para pesquisa e produção intelectual. Um terraço com vista para o Parque da Luz também foi colocado para acesso do público e em breve terá um café, provavelmente semelhante ao do CCBB.

Eu ainda não estou vacinada, mas estarei com a primeira dose até a abertura da exposição, apesar de estar muito curiosa e de terem garantido que o museu reabrirá com toda a segurança sanitária, não tenho certeza se tenho coragem de ir.

E vocês? Já voltaram a fazer passeios por lazer ou também estão só fazendo o que não dá pra evitar?


Fonte: Estadão

2 comentários:

  1. Oi Lah,
    Não, estou só indo trabalhar presencial e voltando pra casa. Nem na minha avó estou indo por conta de trabalhar normalmente, né? Eu tenho muito medo desse vírus traiçoeiro.
    Sei que a vida precisa continuar e o museu precisa de público para se manter, mas ainda não tenho coragem.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Espero logo menos poder ver e sair com a pessoas que eu amo.
      Acho que quando der eu vou em todos os museus dessa cidade hahahaha
      Espero que a exposição dure até lá.
      Beijos

      Excluir