sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

sugestão de leitura: A pequena livraria dos sonhos


Oi Pessoal,

sabe quando um livro toca você de tal forma que você até pensa em jogar tudo para o ar e fazer algo parecido com o que a personagem fez? Um ponto de virada na vida que pode ser determinante para você ser feliz ou não.
Esse foi o sentimento que tive ao ler A pequena livraria dos sonhos

Eu não tinha grandes pretensões para essa leitura, achei que seria um livro leve para esquecer os problemas da vida adulta e me entreter. 

Logo no inicio, percebi  que eu e Nina temos muito em comum. Ela estava perdida na vida e meio sem rumo quando a biblioteca em que trabalhava foi fechada para dar mais recursos para um ponto de multimídia no centro da cidade em que morava. Logo que li isso pensei "vou me identificar com essa personagem".

Nina é mais introspectiva, tímida, na dela. Ela vive no mundo dos seus livros. E as vezes é tudo o que eu queria, viver só com os meus livros, sem decepções, sem ter de ser corajosa.
E num ato de verdadeira coragem, ela resolve ir atras de um sonho, fazer uma livraria itinerante. 
Depois de ver um anuncio de um van que seria perfeita para o projeto e tomar um ultimato da colega de casa por causa de tantos livros em casa, Nina resolve correr atras deste sonho, só que claro que tinha que ter um inconveniente né? A van está numa distante cidade na Escócia e quando ela chega lá para comprar, o vendedor não bota fé nela e desiste de vender por ela ser uma mulher pequena e a van um trambolho enorme. 

Mas algo dentro de Nina a faz ir até o fim e com a ajuda de novo amigos, ela compra a van! Mais um obstaculo se poe na frente dela e para surpresa até mesmo dela, Nina o enfrenta e vence.

Essa história de ir atras dos sonhos e fazer de tudo para conquista-lo me inspirou. Minha vontade era comprar um van e ir pelas cidades do interior sem me prender em lugar nenhum, só vendendo livros e espalhando a felicidade que é a leitura. 

Nina acaba se apegando a cidade e aos moradores, vive um história de amor, decepções e dificuldades, mas sempre com coragem e um livro na mão. Ela descobre o lugar ao qual pertence e nem sabia que estava procurando. Ela me inspirou, me deu vontade de ir para a Escócia e sentar em um pub com o meu livro enquanto tomo uma cerveja e como algo tipo de lá (em Cambridge eu comi peixe com batata, o que será que tem na Escócia?).

A autora é bem espirituosa e fala de lugares para ler antes da história começar mesmo, vale a pena ler esse início. 
O livro faz parte da coleção Romances contemporâneos da editora Arqueiro e eu já estou doida para ler o próximo, A padaria dos finais felizes, sinto que farei muitos pãezinhos enquanto leio rsrsrs.

Se você pudesse largar tudo e ir atras dos seus sonhos, qual seria? Já parou pra pensar nisso?

Nota: (5/5) - Favorito


Ficha técnica:

Autora: Jenny Colgan
ISBN-13: 9788580419535
ISBN-10: 8580419530
Ano: 2019
Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Arqueiro

2 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso! ♥
    Jenny Colgan é muito divertida e sabe pesar o drama na história.
    Quero ler tudo o que ela escrever!!!!
    beijos Lá
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Muito obrigada por essa dica, mudou muito minha visão do mundo.

      Beijos

      Excluir