segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Sugestão de leitura: Outlander - Viajante do tempo


Oi Pessoal,

Já fiz uma resenha em vídeo deste livro que a Ale do, Blog da Ale, me recomendou. Mas gosto tanto dele que ele merece uma resenha em texto também.
A serie de livros escrita por Diana Gabaldon publicada em 1991 (o ano em que eu nasci!) ganhou vida em 2015 quando o canal Startz adquiriu os direitos. E cada temporada tem adaptado um livro de forma muito fiel.
A editora que publicou aqui no Brasil foi vendida pra a Editora Arqueiro e os livros foram relançados com novas capas, lindíssimas alias.


Eu comecei a ler com um grupo de leitura coletiva, que infelizmente não está mais ativo, mas pretendo retomar a leitura da saga em breve.
O primeiro livro é bem introdutório, mas conta com uma história linda e contagiante. No final da segunda guerra, Claire viaja para a escócia com o marido, Frank Randall, a fim de reacender uma relação que foi interrompida pela guerra.
Durante a viagem eles tentam se reconectar e se aventuram por lugares históricos da pequena cidade de Ivernesse, para que Frank estude seus antepassados. Em uma noite eles veem mulheres realizando um ritual druida perto de um circulo de pedras. Claire, adoradora da botânica e dos benefícios medicinais das plantas, volta ao local para ver uma especies de flor e ouve um zumbido, encosta em uma das pedras e transportada para o século XVIII. Neste período a Escócia está sob muitos conflitos e ela é obrigada a se juntar nessa empreitada e enfrentar ameaças que jamais imaginou.



A série de livros é bem grande, tem 8 livros com mais de 500 paginas cada, mas a narrativa de Diana nos faz envolver e você devora 200 paginas numa semana sem nem perceber. Esse primeiro livro tem 799 paginas e por isso lemos no grupo 200 paginas por semana. Um desafio que foi mais fácil do que possa parecer.


O livro é tão rico na questão dos costumes e cultura da Escócia que eu já elegi como minha próxima viagem um tour que tem em varias agencias de viagem pela internet e lá na Escócia mesmo, que passa pelas locações e lugares citados nos livros.
Ele é um romance histórico, fala de acontecimentos reais com personagens fictícios e te envolve com os romances, dramas, guerras, um pouquinho de magia. Claire tem que enfrentar perigos que nunca imaginou e ao mesmo tempo vive um amor tão forte que domina cada célula de seu corpo. Ela enfrenta as adversidades e se adapta ao novo mundo que encontra sem deixar de ser forte e lutar por si mesma.



Eu comecei a ver a série de tv antes de ler os livros e posso dizer que ambas as experiencias valem muito a pena. Como disse anteriormente, a série é bem fiel, tem só 16 episódios cada temporada (atualmente está na quarta, se não me engano, prestes a estrear a 5) Aqui no Brasil ela está disponível na Netflix, as 3 primeiras temporadas e passa no canal Fox Premium também.




Claire encontra no passado um novo amor e o personagem de Jamie faz com que torçamos para que ela não volte para o seculo 20 e fique com ele, além de nos fazer apaixonar por ele também, Jamie é quem apresenta esse novo mundo para Claire. O arco dele neste livro é bem pesado, sempre tendo como antagonista o ancestral do marido de Claire. Uma das minhas cenas favoritas, tanto no livro como na série, é quando Claire conta a verdade sobre onde veio.
Em alguns momentos fiquei com muita raiva dele, mas isso se deve ao fato de a escritora ter feito um ótimo trabalho em fazer dele alguém que é um reflexo do ano em que vive e de sua criação. Apesar de ser mais liberal que a maioria de sua época, ele ainda é um homem do passado.



Dei uma leve mencionada no antagonista, mas é impossível não falar dele, Black Jack Randall. Ele é o responsável por uma das cenas mais terríveis que já li ou vi. Um dos piores vilões, no quesito maldade mesmo. Eu que adoro vilões não conseguia não fazer uma careta e ficar com estomago embrulhado quando ele aparecia. Ser desprezível. 


Se eu pudesse resumir essas 799 páginas em uma frase, diria que é um livro apaixonante, intenso e cheio de ação. Só de escrever essa resenha eu já fiquei com o coração acelerado de lembrar da história. Leia quando tiver realmente tempo, pois ele te envolve e você entrar nesse mundo como se tivesse mergulhado literalmente na história. 
Em breve resenha em texto de Libélula no Ambar.




Nota (5/5) 

4 comentários:

  1. Oi Laís!
    Eu comprei esse livro por causa da Ale, rs. Mas até hj n li, tô esperando o momento certo (até pq vai demorar um tempinho pra terminar né? hahah)
    Nem a série eu conferi... Mas tem tudo pra eu gostar!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      Eu li muito por influencia dela mesmo shaushau
      Eu entrei nesse grupo de leitura e ajudou muito. Demora sim, lemos em um mes, 200 paginas por semana e 300 na ultima semana. Foi intensivo.
      Mas Maravilhoso.

      Beijos

      Excluir
  2. OI Laís,
    Eu preciso voltar a assistir a série. O pouco que vi, acabei curtindo.
    Antigamente, livros mais grossos me davam medo, mas agora que aprendi a me organizar, encararia a leitura deles numa boa, e espero conseguir lê-los futuramente tb. Ótimo saber que são bem adaptados.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,

      Vale a leitura viu? Tem pequenas diferenças entre serie e livros, mas os dois valem muito a pena e são muito bons.
      Beijos

      Excluir