terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Cor do ano - Viva Magenta



Oi Pessoal,


Todos os anos aqui no Tear falo sobre a cor do ano. Escolhida pela Pantone, a cor do ano começou a ser eleita em 2000 por essa empresa que estuda tendências globais de cores e dá suporte a empresas sobre identidade visual da marca. Assim, seu anúncio é um acontecimento esperado no mundo da moda e do marketing.

Como sabem, essa cor será o guia para a criação de maquiagens, decorações, esmaltes e roupas. Em 2023 a cor escolhida foi o tom avermelhado Viva Magenta.
Vejam o que a própria Pantone fala sobre a cor:

A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.



"A cor deste ano apela à coragem".  - Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.


A cor é da família dos vermelhos e surge para ser um dos vermelhos mais vivos que conhecemos. Inspirado nos corais naturais, também é um híbrido entre o físico e o digital, pelo fato de termos recorrido à tecnologia com muito mais afinco em meio à pandemia. 

Como estamos ainda mais inseridos no digital, a cor deste ano remete ao metaverso. Mas ao mesmo tempo o corante do inseto cochonilha é a base da cor Viva Magenta, uma base muito antiga, usada ainda na antiguidade.

Esse tom de vermelho rosado apresenta um equilíbrio entre o quente e o frio, sendo bem democrático entre as cartelas de outono e inverno. No design e na moda, a cor irradia otimismo para produções criativas e assertivas, pois é um vermelho carmim que expressa coragem.


A cor combina com várias cores. É uma forma de dar uma cara nova para o vermelho da sua paleta de cores.

 

4 comentários:

  1. Adorei essa cor! Bem pulsante e vibrante!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson,
      sim! Estávamos precisando dessa vibração, né?

      Excluir
  2. Oi Lá!
    É uma cor que eu amooo então estou feliz!
    E ainda acho que é tão viva que pode funcionar tanto no verão com combinações mais alegres quanto no inverno com tons mais frios né?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Exatamente!! Eu já aderi nos acessórios kkkkk minha mãe comprou uma bolsa linda nessa cor.
      No inverno eu gostaria de um casaco dessa cor, acho lindo.
      Beijos

      Excluir