quarta-feira, 13 de julho de 2022

Exaustão e avisos



Oi pessoal,

Sumi no último mês. Eu sei. Está cada vez mais difícil tirar um tempo para escrever. Já contei para vocês que passo o dia escrevendo, né? Sabe aquela história de trabalhar com o seu hobby? Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens. Uma delas é que chegando em casa eu quero fazer outras coisas que não escrever.

Minha solução será deixar alguns textos prontos para vocês em algum feriado, o que deve demorar, já que em julho e agosto não tem feriado. Em São Paulo, onde eu moro, teve feriado dia 9 de julho, mas foi no sábado, então não ajuda.

É uma coisa que tem me feito falta, não tenho conseguido ler nem ver os filmes que tanto gosto, mas as séries estão indo aos pouquinhos, quero trazer mais doramas aqui para vocês.

Exaustão e fadiga mental

São temas que se tornaram cada vez mais comuns na sociedade moderna. Com a crescente pressão para alcançar o sucesso, cumprir prazos, lidar com as expectativas dos outros e manter uma vida social ativa, muitas vezes nos vemos em um estado de esgotamento físico e mental.

A exaustão mental é um estado de fadiga que afeta nossa capacidade de pensar, lembrar, concentrar-se e tomar decisões. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo estresse crônico, falta de sono, sobrecarga de trabalho, falta de tempo para relaxar e se divertir, entre outros.

A fadiga mental, por sua vez, pode ser definida como uma sensação constante de cansaço, tanto físico quanto mental, que nos faz sentir sem energia e desmotivados. É comum que pessoas que sofrem de fadiga mental tenham dificuldade para realizar tarefas simples, como levantar-se da cama ou fazer atividades rotineiras.

Ambas as condições podem ter um impacto significativo na nossa saúde e bem-estar geral. Elas podem levar a problemas como depressão, ansiedade, baixa autoestima, insônia, irritabilidade e até mesmo problemas de saúde física.

Mas como podemos lidar com a exaustão e fadiga mental? Uma das maneiras mais eficazes é estabelecer limites saudáveis. Isso significa dizer "não" quando necessário, delegar tarefas, definir horários regulares de trabalho e lazer e reservar tempo para atividades que gostamos e que nos fazem sentir bem.

Outra maneira de lidar com a exaustão e fadiga mental é praticar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga, exercícios de respiração profunda e mindfulness. Essas práticas podem ajudar a acalmar a mente e reduzir os níveis de estresse. Eu tenho praticado meditação e quando consigo tenho tentado pintar, tanto aquarela quanto com lápis de cor.

Além disso, é importante cuidar do nosso corpo. Isso inclui ter uma dieta saudável e equilibrada, fazer atividade física regularmente e dormir o suficiente.

Por fim, é importante lembrar que a exaustão e fadiga mental não são sinais de fraqueza. Todos nós temos nossos limites e é importante respeitá-los. A busca constante pela perfeição e pelo sucesso pode ser esgotante, e é preciso lembrar que cuidar de si mesmo é uma parte importante do processo de alcançar nossos objetivos.

Em resumo, a exaustão e fadiga mental são problemas comuns na sociedade moderna, mas existem maneiras de lidar com eles. Estabelecer limites saudáveis, praticar técnicas de relaxamento, cuidar do corpo e lembrar de que cuidar de si mesmo é essencial. São passos importantes para lidar com essas condições e manter uma vida saudável e equilibrada.

Me conte como estão se sentindo e o que tem feito para mater a concentração em dia.

2 comentários:

  1. Oi Lá, tudo bem?
    Então, eu tento desligar, mas é bem complicado... Passei por um período TOTALMENTE travada nas leituras, estou voltando agora e uma coisa que estou fazendo é deixando o celular no modo avião quando vou ler ou ver algo. Chego em casa do escritório? Modo avião ligado e só ligo novamente no dia seguinte! Eu tento focar em algo para abstrair, para descansar mesmo e não fico preocupada com o 'mundo' lá fora. Tanto que me dedico ao blog apenas no sábado ou no domingo de manhã, deixo tudo programado para os outros dias.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, tentando ficar hehehe

      Essa semana farei isso, quem sabe funciona para mim também. Obrigada por estar aqui nesse cantinho.

      Excluir