Oi pessoal,
Ainda no projeto 30 antes dos 30, eu li O Hobbit, clássico de fantasia escrito por J R R Tolkien. Foi uma decisão de última hora e mudou tudo. Vem conferir essa resenha.
Precursor da fantasia moderna, Tolkien escreveu um livro leve e encantador repleto de detalhes que você pode observar a cada vez que abre o livro.
Sinopese: Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.
Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler e descobrir.
Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.
A história foi retratada de forma até que bem fiel no filme e apesar do diretor Peter Jackson ter dado uma incrementada (ou enrolada, depende do ponto de vista) na parte dos elfos, eu gosto da trilogia.
Como este é um livro marcante para muitos, resolvi trazer outras opiniões sobre o livro:
O Hobbit pra mim foi muito especial, pois é uma leitura leve e encantadora. E eu tinha acabado de terminar O Silmarillion com aquela complexidade de famílias enormes e canções para tudo.
Pra mim, é o livro perfeito pra introduzir alguém no universo Tolkien, principalmente se nunca assistiu nada dos filmes, aflora a sua imaginação, e faz com que você queira ler os demais livros. - Polly, colaboradora do site GeekBlast
Eu sempre fui muito fã de o Senhor dos anéis e só fui ler O Hobbit quando saiu o segundo filme, pra comparar e lembro de ter lido em poucas horas, tipo uns dois dias. É uma leitura muito rápida, muito leve, ao contrário de O senhor dos anéis, que é um pouco mais cansativo porque é muito detalhado, da brisa, do orvalho.
Ao contrário de O Hobbit que é mais infantil, então me cativou muito mais. Se for indicar qualquer livro do Tolkien pra alguém eu vou indicar O Hobbit, uma leitura com ritmo mais gostoso de acompanhar. Pra mim foi bom essa quebra, porque eu não esperava essa leitura leve. Hoje é um dos meus queridos. - Fabio, Editor do site GeekBlast
O Hobbit é hoje um dos meus livros favoritos, por ter me levado para terras distantes, em uma viagem épica e trazido de volta de um jeito diferente, ali, meio que parecido com o Bilbo.
Nota: 5 favoritado <3
Oi Lá,
ResponderExcluirO Hobbit chega a ser infantil???? Não sabia!
Achei que era algo mais pesado como Tolkien geralmente é retratado. Se é assim, vou tentar ler em breve, vou ficar de olho nas promoções.
beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Ale!
ExcluirÉ infantil sim! tem varias canções e eu achei bem fluida a leitura, me surpreendeu.
Acho que você irá gostar.
Beijos
OIe Lais!
ResponderExcluirNão sabia que o Hobbit era infantil! Eu li outra edição dele, mas achei que ele é bem detalhista, só que não dá pra negar a inteligencia e criatividade do tio Tolkien, né?
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi Pâm,
ExcluirÉ sim! Nossa eu tenho a biografia e to doida pra ler, o fato dele pensar no povo começando pela lingua me fascinou.
Beeijos!