domingo, 25 de julho de 2021

Aniversário do Tear: Filmes sobre esporte



Oi Pessoal,


Nessa segunda foi aniversário do blog e eu deixei sem post, mas não deixarei passar em branco. Sexta começou oficialmente os Jogos Olímpicos e eu queria fazer um especial com meus filmes favoritos sobre esportes.

Muito além dos filmes vencedores de de Oscar, existem uma gama enorme de filmes sobre esportes feitos para a TV.




Coach Carter: Treino para a Vida

O longa, lançado em 2005, assim como a maioria dos filmes dessa listas, é baseado em fatos. A trama conta a história de Ken Carter (Samuel L. Jackson), um treinador aposentado dono de uma loja de artigos esportivos que aceita treinar o time de basquete da escola onde estudou na infância.

Gosto desse filme porque o treinador não está só preocupado em ganhar o campeonato, ele quer que os jogadores estudem e sejam alguém na vida, pessoas melhores e que desafiem a opinião dos que acham que eles estão destinados a não serem nada.

 Os métodos do treinador batem de frente com pais e atletas, mas formam um time.

Creed: Nascido para Lutar

Já falei de Creed mais de uma vez aqui no tear. Eu não vi Rocky, mas essa Nov leva me encantou por demostrar tanta luta e superação.

Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, ex-rival e amigo de Rocky (Sylvester Stallone) agora tem de enfrentar seus limites e vencer a luta. A história ainda trata o fato de Balboa enfrentar agora uma luta fora dos ringues: ele tem câncer. O filme estreou em 2015 e tem uma continuação, Creed II, tão boa quanto que trata da luta de Adonis com o filho do lutador que matou seu pai.

Invictus

Esse filme fala do poder do da união pelo esporte. Nelson Mandela (Morgan Freeman), liberto após 27 anos na prisão, agora presidente da África do Sul quatro anos depois, percebe que o povo negro torce contra a nação em eventos esportivos. Buscando unir negros e brancos, ele decide sediar a próxima copa do mundo de Rúgbi e por meio dos jogos fazer o país se unir como um só povo.

Jamaica Abaixo de Zero

Duvido que você nunca tenha visto esse filme Sessão da Tarde. o filme conta a história de um time de jamaicanos competidores de bobsleigh, modalidade de corrida de trenó disputada nos Jogos Olímpicos de Inverno. 

Treinada por Derice Bannock (Leon Robinson), esportista fracassado e sob desconfiança de todos, a equipe jamaicana mostra que com autoconfiança e esforço é possível surpreender a todos.













Sonhos no Gelo

Adoro patinação no gelo, uma mistura de dança com ginástica artística e lâminas afiadas. 

Casey Carlyle (Michelle Trachtenberg)  é uma estudante brilhante, principalmente em física, e a matéria se torna o passaporte para uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard. A adolescente precisa apresentar um trabalho e opta por usar a física na patinação artística no gelo. A pesquisa acaba mostrando o quanto Casey é talentosa na patinação no gelo e ela passa a considerar o esporte como profissão, para desespero de sua mãe, Joan Carlyle (Joan Cusack), que sonha com a filha em Harvard.

Com a participação da eterna Samantha Jones, Kim Cattrall, como mãe da rival de Casey.

Uma equipe muito especial

Outro clássico da Sessão da Tarde, este filme com o Tom Hanks é sobre a superação e união feminina. As irmãs Dottie e Mae entram para o time da liga feminina de beisebol, fundada durante a Segunda Guerra Mundial para manter a moral da torcida, já que os homens estavam servindo no combate.

O início da liga feminina é um marco e demostra muita luta.

No quesito nacionais, tem dois filmes sobre lutadores:

Mais forte que o mundo — A história de José Aldo

José Aldo é lutador de MMA e o filme conta desde a sua mudança de Manaus para o Rio de Janeiro, até a conquista do título mundial no UFC. 

Questões pessoais são abordas e sabemos mais sobre relacionamentos da vida dele, junto de cenas de luta e a busca pelo título de campeão dentro e fora do octógono.

A grande vitória

O filme fala sobre Max Trombini, que teve a vida totalmente modificada depois de conhecer o judô.

O judoca, um dos grandes nomes do esporte do esporte até hoje, tem sua trajetória de superação contada com todos os seus conflitos de comportamento e convivência familiar na infância, até chegar ao sucesso e conquistas na fase adulta.



2 comentários:

  1. Adorei a proposta do post. Não vi a maioria dos filmes, embora goste da temática.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson,

      Filmes de esporte são sempre inspiradores né? O esporte salva.

      Abraço.

      Excluir