domingo, 15 de julho de 2018

Sugestão de leitura: Nimona


Oi Pessoal,

Estou me dedicando a leituras de graphic novels e livros do mestrado. O que significa menos opções de leituras para dar sugestões aqui com a frequência que eu gostaria, mas esse mês teremos alguns posts das leituras que já fiz até agora.

Desde a primeira vez que vi Nimona em um IG de livros, fiquei apaixonada. A obra é cheia de aventura, fantasia, emoção e humor irônico.




Mudando as estruturas tradicionais os dois protagonistas são vilões e fogem do padrão dos livros de fantasia, trazendo defeitos físicos e de caráter para uma discussão sincera sobre primeiras impressões. Apesar de serem vilões, Nimona e seu mestre, tem de assumir a tarefa de salvar o mundo, mesmo sendo malvados, eles procuram ter um reino digno. 
Além dos traços delicados e das cores fortes que me fizeram amar as ilustrações, esse engajamento e os pensamentos por trás da história me fizeram amar essa graphic novel tanto que quando acabou eu fiquei desejando mais.
A personagem título, Nimona, é uma matamorfa super fã do trabalho do vilão Ballister Coração-Negro. O vilão é um homem inteligente e isso desperta o interesse de Nimona para ser sua aprendiz e faz de tudo até que ele a aceita como comparsa.
É então que a jovem é surpreendida. Apesar do título de coração-negro, Ballister não é mau, na verdade ele é um homem justo que não tem medo de agir para conseguir seus objetivos, desde que isso não cause a morte de inocentes. Na real, tudo o que ele realmente quer é se vingar das pessoas que o rejeitaram e mutilaram e provar que os poderosos que governam o reino são os verdadeiros vilões. Nimona fica frustrada ao descobrir a verdade e apos algumas aventuras eles acabam brigando. Com uma vida pacata e justa, Ballister mostrará o que realmente significa ser o mocinho, e não o vilão, de sua própria história.
A leitura é leve e rápida e traz uma reflexão sobre quem ver cara não ver coração. Em tempos de Instagram e em que julgamos dependendo tanto da aparencia. E, mesmo que a história de Nimona contenha muita aventura e fantasia, a mensagem e abordagem dos assuntos mais sérios são essencialmente sobre o que fala a Graphic Novel. 

A autora criou vilões e mocinhos às avessas e assim levou à reflexões sobre pré-conceitos e padrões.
 Nimona e Ballister são imperfeitos, mentem, erram e fazem escolhas ruins. mas isso não diminui o coração bondoso de ambos. Ballister cuida de Nimona como se ele fosse uma filha, com carinho e fazendo de tudo para salva-la. 

Nimona é uma Graphic Novel de narrativa rápida,cativante e cheia de reflexões em meio a suas aventuras e emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário