quarta-feira, 3 de março de 2021

Sugestão de leitura: Peter Pan











Oi pessoal,

Este mês tivemos duas leituras no grupo do livro, Peter Pan e O médico e o monstro e o livro que trouxe hoje me surpreendeu muito. Peter Pan é supostamente uma história para crianças, mas acabei descobrindo muito mais que isso.

Na Londres do início do século 20, um autor escreveu uma história sobre um menino que não quer crescer, piratas, fadas e pais. Isso mesmo, pais.

Enquanto eu lia Peter Pan, percebi que J. M. Barrie dá bastante enfoque aos sentimentos dos pais na história, como eles ficaram quando as crianças saíram a voar pela janela.

Nos primeiros capítulos, Peter Pan é exatamente como eu imaginei, tem uma narrativa engraçadinha que conversa com o leitor, tem os diálogos quase que totalmente iguais ao do filme de 2003 (claro que o filme que copiou o livro, mas isso não importa muito).

Até as crianças iniciarem suas aventuras, eu me sentia lendo o filme e o vendo passar na minha cabeça.

É quando entra a princesa Tigrinha e os peles vermelhas que algumas atualizações do filme ficam claras. Apesar do mesmo diálogo estar no filme, a forma como Peter sai da situação é completamente diferente.

Depois dessa parte senti falta de algumas coisas da história pelas quais sou apaixonada no filme. Sei que o foco não é o romance e entendo quem não gosta de Peter e Wendy juntos, mas a cenas que me faz me debulhar em lágrimas no filme, não aparece no livro!

O Peter Pan original é apenas um menino arrogante e aventureiro, que não se apega a ninguém, parece que ele não sente falta dos amigos que vão embora e nem da sininho ou da Wendy. O único momento que se percebe algum sentimento nele é quando ele pede para as crianças dizerem que acreditam em fadas e salvar a Sininho.

Wendy fica mais restrita ao papel feminino da época, ou seja, uma menina que brinca de mamãe e cozinha, limpa etc. Senti falta do espírito aventureiro dela, mas na animação ela é bem assim.

Mas não pensem que isso me fez desgostar do livro, pelo contrário, a leitura é rápida e envolvente e me senti com 10 anos novamente, me imaginando numa aventura com fadas, piratas e sereias.

Nota: (4/5) 

2 comentários:

  1. Oi Lá!
    Muito bom encontrar um livro que traz essa nostalgia boa né?
    Que nos transporta para uma época tão boa... Eu amava Peter Pan quando criança, hoje em dia, acho que deixei a Terra do Nunca um pouco pra trás... Preciso mesmo de uma visita para lembrar algumas coisas... principalmente, para ter esperança de que o melhor está por vir, rs.
    grande beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      seu comentário acabou influenciando na minha resenha em video kkkk
      acho que as vezes a gente merece essa visita sabe? Faz bem fugir um pouquinho e visitar sereias, piratas e fadas.
      Beijos

      Excluir