terça-feira, 23 de março de 2021

Decoração estilo Nórdico



 Oi Pessoal,

Como eu disse, estou apaixonada por decoração de casa e descobri no Pinterest um estilo que achei minha cara, o Estilo Nórdico. Não que eu vá me mudar, mas achei a combinação de cores e texturas um resumo de mim mesma em imagem (risos).

Mas Laís, o que é esse estilo nórdico? - Vocês me perguntam. Bom, esse estilo nada mais é que um estilo que preza pelo conforto, simplicidade e elementos naturais.



























Reparem nessa foto acima, os pufes têm uma textura de tricô, viram? Esse é um dos diferenciais desse estilo de decoração.

Como surgiu esse estilo?

Os países nórdicos são conhecidos por estarem no topo da lista de locais mais felizes do mundo. É até um pouco curioso, se pensarmos que são lugares frios, onde as pessoas passam boa parte do ano sem muita iluminação.

Há quem diga que o motivo dessa felicidade seja o estilo de vida, chamado de hygge. Uma expressão que não têm tradução literal, mas quer dizer algo como conforto e aconchego.

Talvez seja um pouco difícil de entender, mas o hygge também transparece na decoração nórdica: ambientes que privilegiam o conforto e a natureza que são pensados para o convívio com pessoas queridas.




Como adotar o estilo nórdico em casa?

Apesar de vivermos em um país tropical, é possível incorporar o estilo nórdico em nossas casas. 
Tudo na decoração nórdica é voltado para o conforto. Como passam muito tempo em casa, é um povo que precisa fazer desse ambiente um lugar confortável para driblar o inverno.


Como passamos a viver muito em casa, acredito que possamos incorporar esse conceito também. Os artigos de decoração são feitos com materiais confortáveis como algodão, lã e pelúcia. Os móveis e paredes têm madeira aparente e privilegiam revestimentos de aspecto natural ou cru. 

A decoração nórdica tem ambientes de cores claras e prioriza a luz natural, por isso o ideal é ter janelas grandes para trazer o máximo de claridade para dentro das casas.

Olha só a combinação na imagem acima, é uma decoração nórdica adaptada para uma casa em um ambiente com outro clima, mas ainda prioriza o conforto e o natural. O vime e o linho são texturas que funcionam bem no Brasil.


Eu simplesmente amei essa versão com rede e essa mesa com cavaletes. Olha o detalhe das plantas e da paleta com branco, dourado e madeira.

Alguns elementos não podem ficar de fora, na rede temos a manta e as almofadas, característica desse estilo.

MANTAS

Mantas, cobertores, tecidos de pelúcia, lã, algodão, tricô, são elementos que lembram conforto e podem ser usado para cobrir cadeiras e sofás, deixando ainda mais aconchegantes e quentinhos.

As mantas ficam dispostas de forma acessível, ao lado do sofá, por exemplo. Assim, os moradores podem sentar, se cobrir e ficar confortáveis e aconchegados.

MÓVEIS

O estilo prioriza o uso de madeira e texturas naturais, que transmitem a sensação de aconchego. Na minha pesquisa vi muitos móveis com madeiras aparentes e texturas, traz uma pouco de calor para os ambientes. Os móveis também tendem à simplicidade e à funcionalidade, não tanto para o design arrojado.

CORES

Os ambientes têm predominância de cores sóbrias e claras para manter a luminosidade dos ambientes. 

A paleta é basicamente branco, marrom, bege e verde. Mas você pode jogar uma corzinha, como naquela imagem com amarelo, é interessante ter um ponto de cor fora da paleta. Pode ser um detalhe, como um móvel, ou vários pequenos, como em um móvel, almofadas, tapetes ou outros itens de decoração.

PLANTAS

Perceberam que todas as fotos tinha em comum a presença de uma planta? O que é melhor do que ter plantas para dar vida e aconchego ao lar? 

Podem ser flores frescas, suculentas ou plantas com folhas bem verdes que caem numa cascata. Para escolher qual espécie ter em casa, leve sempre em conta a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar, além do tempo que você tem disponível para se dedicar a ela.

Plantas artificiais também são uma boa opção para quem não pode cuidar de uma natural ou não leva muito jeito para jardinagem.




JANELAS

Lembra que falei que o estilo leva muito e conta a luz natural? É comum não usar cortinas que bloqueiam a luz solar. Caso opte por cortinas, prefira as mais translúcidas e de tons claros para combinar com o resto da decoração. 

VELAS

Eu disse que esse estilo é muito a minha cara e se vocês são amantes de velas, vão me entender. 

Nas casas nórdicas, é comum ter uma lareira para aquecer todo o ambiente. Elas ficam acesas em quase todas as épocas do ano e mantêm a temperatura agradável de um jeito bem natural. 

Aqui isso nem cabe no clima de algumas regiões, mas as velas ficam lindas na decoração. Elas deixam a casa com um ar aconchegante e bastam algumas para iluminar todo o ambiente.

LIVROS

Usar livros na decoração é uma paixão e uma decisão sem volta. A leitura fica mais acessível se os livros forem dispostos perto da cama ou dos sofás e dá aquela sensação de que estamos sempre lendo.  Porém, é claro que estantes e mesas também são muito bem-vindas.





E aí? O que acharam do estilo? Já pararam pra pensar como gostam da sua casa?


2 comentários: