terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Sugestão de leitura: As mil e uma noites - Ramo sírio


Oi pessoal, 

Ano passado decidi escolher 30 livros para ler antes dos 30. A maioria são clássicos que eu acho que deveria ler por agora.

O primeiro livro lido foi As mil e uma noites - Ramo sírio. E apesar de eu já conhecer algumas histórias das mil e uma noites por ter lido uma versão curta quando era criança, foi bem surpreendente.

A leitura foi conjunta com o grupo do Telegram do canal Chá de prosa da May Mortari. Esse semestre estamos dando uma volta ao mundo com os livros e a primeira parada foi com esse livro que conta diversos contos dos países que falam árabe.



A edição que peguei o ebook era única da editora Acigi 1999, mas usando o índice da edição que divide por ramos, eu consegui ler a maioria dos contos que tem no ramo sírio, faltando só um conto grande e outros menores, que na minha edição foram resumidos há uma frase.

Foi meio que uma unanimidade que os contos nós chocaram por ter mais sexualidade do que esperávamos. Na edição da editora Acigi 199 é explicado que essa erotização era vista como forma de humor.



Uma coisa que senti falta na edição que li foi a interação da Sherazade com o rei, que sempre foi minha parte favorita da história.

O que tirei dessa leitura é que gostaria de ler mais autores e autoras do oriente, conhecer outras culturas é sempre fascinante e gostaria de ler outros ramos dessa história.

Nota: 3/5 - Vale a experiência



4 comentários:

  1. Oi Lá!
    Que demais esse projeto das meninas de 'dando uma volta ao mundo com os livros'. Gostei bastante da ideia! E o bom é que isso te ajuda a cumprir a sua meta de 30 livros antes dos 30. Torcendo para dar certo!!!!
    Ler e ter com quem trocar experiências é um grande incentivo mesmo. Não sou muito dos clássicos, mas se você vier para o mundo dos romances vamos trocar opiniões também! kkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      sabe que eu também não sou? To aproveitando a oportunidade pra conhecer mais gêneros. Pode deixar que trocamos sim kkkk
      beijos

      Excluir
  2. Oi!

    Descobri aqui após vê um tweet sobre o superbownl!

    É o único jogo da temporada que assisto!

    Achei demais o blog!

    Adoro filmes,seriados e livros!

    Seria do atual: tudo pausado! (Aceito dicas)

    Leituras atuais:

    O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo.

    Sobre a Brevidade da Vida


    Último filme visto: Sniper Americano


    Se tiver algum grupo pra trocar ideias sobre esse mundo me fala!!

    Tenho poucos amigos que curtem esse mundo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,

      que inusitado como encontrou o Tear hahaha admito que não é todo mundo que vê meus tweets que vem aqui.
      Eu recomendo varias séries aqui no blog, já viu o gambito da rainha?
      Você curte os filmes do Clint Eastwood ou foi só uma coincidência? Eu gostava mais dele como ator do que como diretor.
      tenho um grupo nerd serve?
      Abraço

      Excluir