quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dica de cinema: Drácula - A historia nunca contada


Oi pessoal!

Para esta semana a dica será sobre um filme com temática de Dia das Bruxas, Halloween. O novo filme do vampiro Vlad Drácula conta a historia do maior vampiro de todos os tempos de uma maneira diferente,assemelhando à um épico ou um filme de heróis lendários. A diferença fica por conta de o personagem acreditar que ao invés de herói, ele deve se tornar um monstro para salvar sua família.



Como sempre o local de onde peguei as informações mais técnicas foi o Omelete, meu site favorito. Porém, ao contrario do crítico Marcelo Hessel (e aqui escrevo crítico no sentido de alguém que escreve uma crítica e não de quem é exigente, embora ele seja) eu gostei.
A trama se inicia com uma narrativa sobre como os meninos da Transilvânia são entregues ao Império Turco como escravos e servem ao império como soldados para que possam conquistar mais terra. O personagem Vlad Tepes é o governante da Transilvânia e deve proteger seu povo dos Turcos mantendo sua palavra e entregando seu único filho para o Sutão Mehamed II. Para proteger sua família ele se torna um vampiro.
O Drácula do filme não me lembra o vampiro do livro de Bram Stoker (que eu detestei por sinal, não pelo personagem, mas pela narrativa), o vampiro não apresenta um trauma por sua sede de sangue e nem para arrependido das milhares de vidas inocentes que tirou quando era o Empalador do exercito Turco. Apesar desta falta de relevância na sede e de não haver um uso da "tentação" por sangue como algo sexual, comumente usado nos filmes de vampiro, não senti falta desses clichês vampirescos, para mim as cenas de batalha cumprem suas propostas e a ideia para iniciar um universo compartilhado de monstros.
Sensação depois de assistir: O próximo será melhor



Nenhum comentário:

Postar um comentário