quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dica de filme: Enola Holmes

 

A Netflix continua com as adaptações de obras literárias. Para surpresa de alguns brasileiros, Sherlock Holmes não existe e mais um filme foi feito inspirado em sua história.

Na verdade a grande protagonista dessa história, baseada no livro de Nancy Springer, é Enola Holmes, criada pela autora para ser uma versão feminina do famoso detetive.

No filme ela é vivida pela atriz Millie Bobby Brown (Stranger things e Godzilla 2), a adolescente de 16 anos que foi criada apenas pela mãe e treinada a vida toda para decifrar enigmas.

Com o sumiço da mãe na manhã de seu aniversário, Enola se vê sozinha até que seus irmãos Sherlock (Henry Cavil) e Mycroft (Sam Caflin) retornam a propriedade da família, um para descobrir o paradeiro da mãe e o outro para cuidar da irmã.

Mycroft tem uma visão bem fechada do que é melhor para Enola. Felizmente para nós, expectadores, Enola é corajosa, determinada e muito esperta, vai descobrindo as pistas que a mãe deixou e acaba esbarrando com um marquês (Louis Partridge) que a faz desviar um pouco de seus objetivo, mas termina sendo um grande aliado.


As maiores mudanças em relação ao perfil de personagem são os irmãos. Mycroft ganha um quê de vilão e Sherlock fica mais emotivo do que estamos habituados a ver nos livros de Conan Doyle e nas adaptações anteriores, mas essa é uma interpretação da autora do livro, não exatamente dos atores. 

Embora o casting do filme tenha sido questionável de início, todos os atores estavam bem em seus papéis, inclusive Henry Cavil, que alguns até já tinham esquecido que é inglês.

O filme adota uma quebra da quarta parede desde o início e apesar de não ter uma razão na narrativa que justifique essa quebra, ela é bem vinda em alguns momentos.

O momento histórico em que se passa o filme acabou sendo bem oportuno, uma vez que fala de eleições e que todo voto conta para mudar o que não está certo.

Enola Holmes é um filme bem com cara de sessão da tarde, levando em conta todos os pontos positivos disso, divertido, empolgante e deixando o expectador com vontade de mais. Ótima aposta da Netflix.





Ficha técnica

TítuloEnola Holmes
Ano de lançamento: 2020
Direção: Harry Bradbeer
Produção: Netflix
Data de estreia: 22 de Setembro de 2020
Elenco: Millie Bobby Brown, Henry Cavil, Sam Caflin, Helena Bonham Carter, Louis Partridge

2 comentários:

  1. Oi Lá,
    Eu adorei o filme e já quero a adaptação de outros livros, rs.
    Acho que faltam filmes mais simples e previsíveis, sabe? Que dá aquele quentinho quando terminamos.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Concordo. Ainda não vi, mas acho que Dash e Lily será bem isso pra mim.
      Beijos

      Excluir