quarta-feira, 1 de junho de 2016

Estudei moda!

Oi Pessoal,

Hoje eu falarei de uma Bacharela em Têxtil e Moda que assim como eu resolveu seguir o caminho acadêmico.
A Patricia fez bacharelado em Têxtil e Moda na Universidade de São Paulo (USP) o que fez crescer nela uma vontade de seguir carreira acadêmica e ser docente futuramente.


Durante a graduação ela fez iniciações cientificas, que são pesquisas que você faz ainda como graduando, ela participou de congressos científicos, cursos e adquiriu uma bagagem teórica e pratica muito grande.
Uma das melhores experiencias que a Patricia teve durante a graduação foi a possibilidade de realizar um intercâmbio acadêmico.

 A bolsa era de mérito acadêmico e foi concedida pela USP. Foi para Lisboa estudar Design de Moda na Universidade Técnica de Lisboa (hoje Universidade de Lisboa). 
O ensino foi um complemento ao curso de graduação, por ser voltado inteiramente para design de moda, então pode vivenciar experiências nessa área mais profundamente.



Foto: Jardim da Praça do Império, ao fundo o Museu dos Jerônimos, em Lisboa. A foto foi tirada no dia 08 de fevereiro de 2013, segundo dia em que eu estava em Lisboa.
Voltou já com a ideia de seguir como pesquisadora. Encontrou nos corantes naturais a área que mais a deixou feliz.

Em seu TCC realizou um levantamento de plantas corantes no Brasil, tanto nativas quanto exóticas, que resultou em 82 espécies catalogadas. Foi um trabalho em sua maior parte teórico, mas houve, também, alguns testes laboratoriais.

Foto: Em cima: plantas corantes que foram testadas em meu TCC.
Embaixo: o resultado do tingimento no tecido multifibras com essas plantas.

No último ano da graduação, juntamente com o desenvolvimento do meu TCC, prestou e passou no processo seletivo para estágio no Laboratório de Tecnologia Têxtil (LTT) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). 
Aprendeu muito e realizou atividades diversas, como: auxílio na realização de ensaios físicos e químicos em artigos têxteis; estudos de normas técnicas e procedimentos de ensaios; auxílio na avaliação de cálculos de ensaios; acompanhamento no desenvolvimento de projetos; e auxílio na elaboração de relatórios de ensaio. 
A experiência do estágio contribuiu com meu aprendizado por possibilitar a aplicação prática de muito conteúdo aprendido na universidade de forma teórica, além de ampliar meu conhecimento sobre a área têxtil, me fazer perceber a importância da qualidade dos produtos a serem comercializados e de como a normatização possibilita que esses produtos estejam de acordo com a legislação ou tenham um grau de qualidade para a satisfação dos clientes finais.
Terminei a graduação no final do ano passado e iniciei o mestrado esse ano. Estou estudando o extrato da casca de seis espécies de árvores nativas como corante natural para têxtil. Atualmente, tenho bolsa de mestrado pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) e posso realizar minha pesquisa no LTT e demais laboratórios do IPT, o que para minha pesquisa é de suma importância.

A Patty é minha colega de mestrado e nos temos o mesmo orientador. Por isso e por toda essa carreira academica eu queria mostrar para vocês que estudar moda é muito mais que desenhar. 
Beijos 

2 comentários:

  1. Estudar moda deve ser muito interessante, gostei de saber sobre esses corantes naturais!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,
      É muito interessante sim é tem uma gama enorme de possibilidades
      Beijos

      Excluir