Oi pessoal,
Dia 31 de julho é aniversário do Harry e da J.K. Sei que ela anda em baixa, mas sou o tipo de pessoa que consegue separar obra de autor, então sigo amando Harry Potter e vou comemorar o aniversário dele.
Em uma matéria no Blog da Jade Seba, ela fez uma publi de uma interação do aplicativo de idiomas Babbel e divulgou o levantamento que eles fizeram dos idiomas falados na saga do bruxinho.
Nem eu que sou Potterhead conhecia todos.
Vocês sabiam que os Duendes falam Grugulês? Mais especificamente em Gringotes. A língua é uma série de sons guturais e pouco melódicos. Apesar de poucos humanos falarem a língua, todos os duendes são fluentes em inglês (visto que o banco fica na Inglaterra).
No quarto livro nos conhecemos os sereianos (sirens, selkies ou merrows) e a língua que eles falam é o Serêiaco. No livro vemos que eles falam debaixo da água, onde soa como inglês aos ouvidos de Harry e fora d'água soa como um som ríspido, duro e chiado (lembra do Harry abrindo o ovo dourado?). Alvo Dumbledore falava a língua.
No primeiro livro um Trasgo da montanha entra no banheiro feminino em que Hermione foi chorar e é nessa ocasião que o trio fica inseparável. Esse trasgo falava Trasgueano.
Apesar da língua das cobras e outras criaturas mágicas serpentinas, Ofidioglossia, ser associada à descendentes de Salazar Sonserina, é uma habilidade muito útil e uma língua complexa. A língua é descrita nos livros como um som semelhante ao de uma cobra. Nos filmes no entanto, o criado pelo professor de fonética, Francis Nolan, ficou um pouco diferente, com sons sibilantes (sons como s, z ou sh) que soam como um assobio.
Gostei muito de saber os idiomas desse universo e quero trazer mais curiosidades para vocês. Vejam os outros posts sobre Harry Potter aqui no Tear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário