terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Dica de cinema: Pantera Negra


Oi Pessoal,

Assisti Pantera Negra nesta sexta e precisava dar essa dica para vocês!!!! O filme é de longe um dos melhores da Marvel (Guardiões da galáxia estará pra sempre no meu coração!).

O Pantera Negra teve sua estreia na série de quadrinhos do Quarteto fantástico #52, em julho de 1966. Traduzindo para os quadrinhos a situação social do período, com a luta do Movimento pelos direitos civis nos EUA.



O herói vem agora às telonas em uma época que a discussão sobre imigração e respeito à diversidade cultural está em alta e fala sem medo das questões raciais. Essa identificação não deixa o herói menos acessível.

O diretor Ryan Coogler, (conhecido por Creed: Nascido para Lutar), soube utilizar a formula da Marvel para fazer um filme com discurso forte e bem politizado.
O vilão, que nos outros filmes foi mal utilizado e desenvolvido, é usado de forma surpreendente.  Erik Killmonger (Michael B. Jordan) é fruto de várias decisões equivocadas de dois governos. O vilão torna-se um dos obstáculos que T'Challa (Chadwick Boseman) deveria ultrapassar para aprender não só como ser um herói, mas como ser um rei melhor.
T'Challa tem que descobrir que tipo de rei quer ser e lidar com os reis que vieram antes deles e com as consequências desses erros, que são refletidas na figura do vilão. Cabe ao novo rei levar o legado de Wakanda adiante e não deixar que os erros sejam repetidos.

Toda a carga social presente no filme, não faz dele menos divertido. Os roteiristas souberam posicionar os personagens sem deixar o filme pesado. Mesmo seguindo a formula Marvel, as piadas parecem consequência do bom texto e não inseridas sem contexto apenas para seguir o protocolo. 
Os personagens secundários, principalmente as mulheres, ganham uma história própria que ajuda a ganharem importância e não serem descartáveis.
As grandes cenas em CGI foram o calcanhar de Aquiles do diretor Coogler, talvez tenha  faltado um pouco de segurança na hora de trabalhar com os efeitos visuais, pois o filme arrasa na caracterização dos ambientes reais. 

Um pouco deste defeito foi contornado pelo figurino de Ruth E. Carter, baseado nas artes de Jack Kirby, trazendo muito cor e personalidade à Wakanda e sabendo se utilizar de ícones africanos para caracterizar as diferentes tribos que formam a nação.
Outro ponto que pode ser destacado é a trilha sonora, feita por Ludwig Göransson, com consultoria musical de Kendrick Lamar, a mistura dos tradicionais sons africanos com a modernidade dos ritmos afro-americanos.

Coogler fez deste filme de origem não só de grande importância para o universo cinematográfico da Marvel, mas também um filme de grande importância na representatividade e identificação do povo que representa. Jovens e adultos se sentiram representados por essa obra não só cheia de história, mas também divertida.


Nota: (4/5) Por causa do CGI 
Lembrando que 4 agulinhas é ótimo, mas com ressalvas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário